Mulher solteira não procura

Uma discussão filosófica (hein?) sobre mulheres que são solteiras no papel, e não prentendem mudar tão cedo. Antes que alguém pergunte, a gente namora sim, mas não estamos casadas, exceto a Playmobil que já migrou pro lado de lá!!!!

03 maio 2006

Você Decide - use sua liberdade

Hoje o meu post tem um quê de tristeza finalizado com reflexão importante, mas tenho certeza que servirá em muito para vários solteiros e solteiras que venham a lê-lo.

Sexta-feira próxima passada um amigo a quem não pretendo identificar, resolveu acabar com sua própria vida. Choque! Garoto jovem, atleta, solteiro com namorada e com uma carreira que foi no mínimo brilhante, já que apesar da pouca idade já tinha alcançado objetivos de causar inveja. Em um ato de provável desespero, naquela sexta-feira entre seus afazeres administrativos resolveu dar um tiro na própria testa causando espanto em todos nós.

Depressão.

O que leva um garoto de 27 anos com uma carreira em plena ascensão dar um tiro na testa? O máximo que pode haver é muita especulação já que os verdadeiros motivos nunca chegaremos a saber, posto que, a verdade foi-se com ele.

Às vezes me sinto sozinha em meu apartamento e começo a divagar por várias áreas de conhecimento que realmente não domino, mas sou curiosa e intrometida e por isso mesmo vou me atrever a fazer uma de minhas metáforas que são tão odiosas quanto às do Lula, mas como alguns gostam vou fazê-la mesmo assim.

Umas duas semanas antes da morte de meu amigo foi quando eu e meu namorado resolvemos terminar, foi a partir daí que comecei a pensar nesta metáfora e que confirmou-se com o suicídio que narrei acima, se você está preparado(a) lá vai, eu a chamo de “Você Decide”:

Quando a gente nasce a nossa vida está toda escrita como um programa da Rede Globo que se chamava “Você Decide” – é contada uma estória e no final você tinha duas ou três opções de telefones gratuitos para escolher o desfecho que achava que àquela narrativa deveria ter... A vida é assim! Ela está escrita, mas quem opta pelo final somos nós e é exatamente aí que entra o que chamamos de livre arbítrio. É a sua escolha que vai determinar o seu final e, acredite, a vida tem tantas opções, tantas possibilidades, tantos caminhos e tantas pessoas que podem lhe ajudar nesta jornada que, para escolher o seu fim você deve fazer o que, pelo menos para mim, é o que existe de mais difícil: unir o racional e o emocional num mesmo objetivo de maneira ponderada (afinal, quem conseguir unir racional e emocional com firmeza deve escrever um livro e ganhará muito dinheiro).

Temos liberdade para isso, temos opções inúmeras. Temos liberdade, oras.

Pare para pensar um pouco na China, na Coréia do Norte, em Gana, em Martin Luther King, em Gandhi, Mandela e em tantos outros - se surpreenda em saber o quanto somos livres.

Nós, especialmente jovens e solteiros, somos agraciados com uma liberdade tão grande que, às vezes, pela própria trivialidade do tema não nos damos conta dela. Tentarei chamar a atenção de você que resolveu ler estas palavras de desabafo com uma passagem shakespeariana de Otelo que diz o seguinte:

”...quem me rouba a bolsa rouba lixo; isso nada representa; era meu, é dele, serviu a milhares; mas quem de mim leva a liberdade rouba-me algo que não o enriquece, mas que definitivamente me empobrece.”

Vamos refletir?

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home